FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

O que é a solução Diphoterine®?

A solução Diphoterine® é um agente quelante polivalente, hipertônico, anfotérico para a descontaminação emergencial de projeções químicas de olho e pele. É fornecida como uma solução estéril em água. Quando utilizada durante o minuto inicial após a projeção e com a quantidade total do dispositivo de aplicação, a descontaminação com a solução Diphoterine® tem como objetivo prevenir ou minimizar o aparecimento de lesões e os riscos de seqüelas.

Qual é o mecanismo de ação da solução Diphoterine®?

A solução Diphoterine® tem função de ligação ativa e, como um composto anfotérico, pode se ligar a compostos quimicamente opostos, tais como bases e ácidos, agentes redutores, oxidantes e solventes. É um composto quelante. Sua hipertonicidade também ajuda na criação de um gradiente osmótico que pode impedir a penetração/difusão de produtos químicos e auxiliar na remoção de produtos químicos que já penetraram.

Por que a solução Diphoterine® é hipertônica?

Diphoterine® é uma solução hipertônica para interromper e evitar a penetração dos produtos químicos nos tecidos. A pressão osmótica cria um fluxo de líquido dentro para fora dos tecidos: os produtos químicos são então retirados do interior dos tecidos para a superfície da pele ou olho. Com uma solução hipertônica, a descontaminação é então acelerada.

Por que a solução Diphoterine® é anfótera?

Um composto anfotérico é capaz de se ligar (e assim descontaminar) substâncias químicas opostas tais como ácidos-bases ou agentes redutores e oxidantes. O enxágüe com uma solução anfotérica, como Diphoterine®, permite um retorno rápido a um estado fisiológico e consequente descontaminação química.

A solução Diphoterine® é quelante?

Sim, a solução Diphoterine® é quelante. Pode quelar radionuclídeos como estrôncio, cobalto, césio ou urânio. Pode quelar ânions como o oxalato, mas não checa cálcio ou magnésio.

Posso substituir o chuveiro e lava-olhos convencional por Diphoterine?

Não ainda. O Diphoterine® pode e deve ser usado como primeira medida em caso de acidente com produto químico, porém, o MT (Ministério do Trabalho) obriga que as empresas tenham instalados os chuveiros e lava-olhos de água.

O que devo fazer se o atendimento com o Diphoterine® atrasou?

Utilizar uma quantidade maior da solução do que a orientada no protocolo de uso e ficar em observação até que os sintomas da reação química sejam eliminados.

Posso utilizar o Diphoterine® para olhos na pele?

Não, devido ao produto se apresentar de forma líquida e a aplicação não ser contínua como o spray, a lavagem com o lava-olhos na pele não gera o benefício por não ser contínua, impactando na captura parcial do agente agressor, gerando uma descontaminação incompleta.

Posso utilizar o Diphoterine® spray nos olhos?

Não. A força mecânica do spray pode causar uma lesão física no olho fragilizado pelo contato com o produto químico agressor, o spray não tem a capacidade de abrir os olhos como o lava-olhos de Diphoterine®, LIS, o faz.

Como posso comprar o Diphoterine® e o Hexafluorine®?

Globaltek Comércio e Representações, sediada em Salvador – BA, com escritórios comerciais em Curitiba e Valinhos, é a Distribuidora Exclusiva das soluções Diphoterine® e Hexafluorine® no Brasil.

Diphoterine® tem registro na ANVISA?

Sim, é registrado como correlato médico, classe 1, seguro para uso nos olhos, na pele, cavidades nasal e oral, através do nº80260810005.

Quais são as vantagens demonstradas pelo Diphoterine® em relação à eficácia?

Diphoterine® é polivalente. Como tal, é eficaz contra uma ampla gama de produtos químicos / grupos químicos (mais de 1400 testados in vitro), incluindo ácidos, bases, oxidantes, agentes redutores, irritantes, solventes. É, portanto, uma escolha lógica para uso na descontaminação de projeções químicas desconhecidas.

Diphoterine® pode ser usada para ingestões cáusticas?

Diphoterine® está sendo estudada para descontaminação de injeções cáusticas em cobaias (modelo porcino). Os dados preliminares indicam que pode ser eficaz. Atualmente, não é recomendado para isso em humanos. Diphoterine® não é tóxico, uma vez que a DL50 oral é superior a 2000 mg / kg.

Diphoterine® é ativa contra todos os produtos químicos?

Diphoterine® tem eficácia limitada em exposições ao ácido fluorídrico (HF) e fluoretos em um meio ácido. Um produto derivado, Hexafluorine®, está disponível e é eficaz para exposições de HF.
Diphoterine® não é recomendado para a descontaminação de fósforo branco.

A sua eficácia nos primeiros minutos é a mesma após uma longa demora?

A descontaminação com Diphoterine® é mais eficaz quando usado o mais rápido possível após a exposição química da pele / olho (no primeiro minuto). Quanto maior o atraso na utilização de Diphoterine®, menos provável é prevenir ou diminuir a gravidade da queimadura. O uso retardado de Diphoterine® pode parar a ação do produto químico e um tratamento específico será necessário para melhorar a cicatrização de feridas.

Uma vez que as células expostas da pele / tecido ocular foram destruídas pelo produto químico, Diphoterine® não pode mais ser eficaz para evitar a lesão destas áreas. Entretanto, mesmo tardiamente, efeitos benéficos com uso do Diphoterine® têm sido reportados por médicos socorristas de hospitais, pois resíduo ativo do agressivo químico pode ser capturado pelo uso intensivo do descontaminante e evitar o avanço da lesão.

Diphoterine® é útil para queimaduras térmicas?

Atualmente, a solução Diphoterine® não é recomendada para a resposta de primeiros socorros a queimaduras puramente térmicas. Existem propostas para testá-lo para esse uso. As queimadas térmicas / químicas combinadas de substâncias químicas usadas a altas temperaturas podem muito bem se beneficiar da descontaminação Diphoterine® inicial.
Recomenda-se primeiro descontaminar a queimadura química e depois tratar a queimadura térmica.

Pode-se usar Diphoterine® para descontaminar poeiras e partículas quimicamente inertes, incluindo metais?

Como é um quelante, Diphoterine® pode ser usado para descontaminar metais (bem como radionuclídeos, como urânio-238, césio-137, estrôncio / ítrio-90 e cobalto-60; o resíduo líquido de tais descontaminações precisam ser tratados como lixo radioativo).
Para poeiras e outras substâncias quimicamente inertes, Diphoterine® é fornecido como uma solução à base de água esterilizada e, portanto, possui atividade de enxaguamento dilucional e mecânica.

Pode-se utilizar Diphoterine® para descontaminar sólidos quimicamente ativos (isto é, hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, etc.)?

Diphoterine® pode ser usado para enxaguar eficientemente produtos químicos ativos sólidos. Relatórios de casos foram descritos para grânulos de hidróxido de sódio após exposição a olhos.
O enxaguamento com Diphoterine® permite a diluição dos grânulos e, ao mesmo tempo, neutraliza-os, evitando ou interrompendo a queimadura química, dependendo do tempo de contato.
A utilização de Diphoterine® não é apropriada para exposição a fósforo branco.

O que acontece se Diphoterine® for usada quando não houve exposição química?

Nada. Diphoterine® não é tóxico e não irritante. Não é um sensibilizador.

Pode-se descontaminar com água ou solução salina normal antes ou depois da solução Diphoterine®?

Nos estudos do INRS ( Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde da França), verificou-se que o uso de água ou solução salina normal antes ou depois da solução Diphoterine® resultou em um desfecho pior do que se a solução Diphoterine® fosse usada sozinha. Teoricamente, isto é porque usar água ou solução salina primeiro atrasa o uso do descontaminante ativo e usando água ou solução salina após Diphoterine® remove o composto de descontaminação ativo fora da pele ou fora do olho, impedindo que ele exerça seu efeito total.

Como usar Diphoterine® de forma ótima? É necessário usar o recipiente inteiro?

Diphoterine® é otimamente utilizada o mais rápido possível após a projeção química da pele / olho e em volume suficiente. Os trabalhadores / socorristas devem ser treinados para usar todo o volume do recipiente Diphoterine® de tamanho apropriado. Como Diphoterine® alivia a dor imediatamente após a descontaminação, o uso do volume total apropriado deve ser um assunto importante e freqüentemente enfatizado do treinamento do trabalhador / socorrista.

Quando Diphoterine® deve ser usado?

Diphoterine® deve ser usado o mais rápido possível após quase todas projeções de químicos da pele / olho, com exceção de projeções de ácido fluorídrico (HF) quando Hexafluorine® deve ser usado em vez disso.

Por ser ativo contra uma grande variedade de substâncias químicas, Diphoterine® é particularmente adequada para uso em projeções de produtos químicos desconhecidas.

Diphoterine® é um medicamento?

Não. Diphoterine® não possui ação fisiológica no olho ou na pele.
Está registrado na ANVISA como um produto para saúde-correlato e como dispositivo médico na Europa.

Quais são os outros produtos do Prevor?

Hexafluorine®, um derivado de Diphoterine®, para a descontaminação de projeções na pele / olho do ácido fluorídrico ou fluoretos em um meio ácido.

Por que existe uma validade de dois anos?

A vida útil de 2 anos é para garantir:
– que o produto mantenha todas suas propriedades;
– que o produto seja substituído antes de perder a sua esterilidade;
– que a apresentação permaneça funcional e mantenha a máxima confiabilidade para os usuários finais.

Existe uma forma de gel de Diphoterine®?

Uma forma de gel de Diphoterine® foi produzida e está sendo submetida a testes para uma variedade de usos potenciais, especialmente para queimaduras esofago-gastrointestinais. Atualmente, não está comercialmente disponível.

O que fazer com Diphoterine® após a utilização? [Como descartar Diphoterine® usado?

Diphoterine® inativa o produto químico agressivo e o resíduo da descontaminação não é tóxico, nem ecotóxico. O Diphoterine® usado pode ser descartado no sistema de esgoto sanitário (ao contrário das soluções de descontaminação com água que ainda apresentarão produtos químicos ativos e devem ser descartados como resíduos perigosos).

Qual o propósito da Hexafluorine®?

Hexafluorine® é uma molécula especificamente projetada para descontaminar projeçoes de ácido fluorídrico no olho/ pele e neutralizar os íons corrosivos H + e íons tóxicos fluoretos (F- ) de ácido fluorídrico (HF).
Hexafluorine® também pode descontaminar projeções em olho / pele devido a fluoretos em um meio ácido.

Diphoterine® pode ser bebido?

Não é indicado para ingestão, pesquisa em andamento. Porém, não há risco letal se houver ingestão de 2g por Kg.

Diphoterine® tem eficácia no dia seguinte da projeção?

Somente será eficaz se houver reação química ativa. Caso contrário, a solução não agirá na regeneração de tecidos e células pois não é um medicamento.

Usando o Hexafluorine® preciso utilizar o Gluconato de Cálcio em acidentes com HF?

É indicado que seja mantida as duas ações como complementares. O fato do HF ter um grande potencial letal e agir muito rápido a depender da concentração, indicamos que seja feita a lavagem com a Solução Hexafluorine® e aplicações subcutânea de CaGlu no local atingido.

O que é dimensionamento? Como posso realizar?

É um trabalho de avaliação de riscos e necessidades para adequação correta da planta, de modo a garantir a eliminação de consequências negativas com o uso das Soluções Diphoterine®, Hexafluorine®, Burn Free® e Trivorex® como medida emergencial, em casos de acidentes com projeções de produtos químicos corrosivos e irritantes, queimaduras térmicas e derramamentos químicos. As Equipes comerciais da Globaltek, responsáveis por atender empresas em todo território brasileiro, pode ir até sua fábrica para realizar o dimensionamento, ou o mesmo pode ser feito através do compartilhamento de informações via preenchimento de formulário.

O que devo fazer se o atendimento com Hexafluorine® atrasou?

Utilizar uma quantidade maior da solução do que a orientada no protocolo de uso e ficar em observação, até que os sintomas da reação química sejam eliminados.

O Hexafluorine® serve para bases?

Não. A Solução Hexafluorine age eficazmente na captura e neutralização dos ácidos em geral e em particular o ácido fluorídrico e seus derivados fluorados ácidos.

Se utilizar água primeiro, o Diphoterine® ainda fará efeito?

Sim, porém se fará necessário o uso de uma quantidade maior do que a orientada no protocolo de uso, devido ao produto ter espalhado para uma área maior do corpo, a água ter promovido uma penetração do químico na pele ou olhos e ter havido um atraso na lavagem com Diphoterine®.

Qual a fórmula do Diphoterine®/Hexafluorine®?

Esta é uma informação de caráter confidencial e um segredo comercial.

Existe a possibilidade de revalidar o produto caso não seja utilizado?

Não. O produto tem validade e, após expirada, deve ser descartado no meio ambiente, pois perde a sua efetividade.